DOCENTES EFETIVOS(AS)
Ada Magaly Matias Brasileiro
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0281196518522899
E-mail: ada.brasileiro@ufop.edu.br
Graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas); especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Letras: Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG), atuando da graduação e na Pós-Graduação em Letras. Dedica-se aos saberes acerca de Metodologia Científica, Linguística Aplicada, Escrita Acadêmico-Científica, Didática da Língua Portuguesa, Interação na Sala de Aula, Métier e Formação Docente. É autora dos livros: A emoção na sala de aula, Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, Estilo e método, Leitura e produção textual, Como escrever textos acadêmicos e científicos e de outras publicações que abrangem os temas do seu interesse. Foi uma das coordenadoras do processo de criação do Laboratório de Linguagens: pesquisa e extensão em ensino e aprendizagem (LALIN), coordenou o Centro de Extensão de Mariana (CEMAR - 2020-2022), criou o Grupo de Estudos em Letramentos e Profissionalização do Professor (GELP), coordenou o PIBID Linguagens UFOP (2019-2022). Atualmente atua como vice-diretora do ICHS.
____________________________________________________________________________________
Adail Sebastião Rodrigues Júnior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2088498267748957
E-mail: adail.junior@ufop.edu.br
É professor Titular de Estudos da Tradução do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, ọmọ òrìṣà, psicanalista, mestre em Linguística (2002) e doutor em Linguística Aplicada (2006), tendo realizado pesquisa no campo da Sociolinguística Interacional e Umbanda (mestrado) e da Linguística Literária e Tradução (doutorado). Em 2012, fez estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Professora Leila Barbara. Sob o amplo guarda-chuva da Linguística Aplicada, seu foco de pesquisa centra-se na linguística literária e tradução e nos estudos de narrativas afro-brasileiras. As palavras-chave que sintetizam seu universo acadêmico são: tradução literária; estilística comparativa; gramática comparativa; narrativas afro-brasileiras; linguística antropológica; práticas discursivas; sociolinguística interacional.
____________________________________________________________________________________
Alexandre Agnolon
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2768624247393179
E-mail: alexandre.agnolon@ufop.edu.br
É bacharel em Letras com habilitação em Português/Latim (2003) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP); é Mestre (2007) e Doutor (2013) em Letras Clássicas pela mesma Instituição. Cumpriu estágio técnico-científico na Universidade de Oxford (2012); foi professor pro tempore de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP. Atualmente, é Professor de Estudos Clássicos do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem - Linha 1 Literatura, Memória e Cultura / Linha 2 Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural - do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Coordenador do POSLETRAS-UFOP. Ademais, é pesquisador do Núcleo de Estudos Literários (NEL) da UFOP e do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR). É também investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) da Universidade de Coimbra. Atua principalmente nos seguintes temas: Epigrama grego e latino, Invectiva, Sátira, Lírica Latina, Elegia, Retórica, Poética e Tradução de Poesia grega e latina.
____________________________________________________________________________________
Andréia Chagas Rocha Toffolo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6572195869344113
E-mail: andreiarocha@ufop.edu.br
Graduada em Psicologia (2005), possui especialização em Educação Inclusiva (2008); especialização em Libras e Educação para surdos (2012); mestrado em Psicologia do Desenvolvimento: cognição e linguagem (2014); e doutorado em Linguística Aplicada: ensino de português, pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2022). É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto/DELET/UFOP, e realiza pesquisas na área de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos.
____________________________________________________________________________________
Anelise Fonseca Dutra
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4005953866968010
E-mail: anelise.dutra@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, habilitação em português, inglês e francês (1988), mestrado em Programa de Pós-Gradução em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) , doutorado em Estudos Lingüísticos na área de Português como Língua Estrangeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e pós doutorado pela Georgetown University em Washington DC, Estados Unidos. Atualmente é professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e atua como coordenadora do Curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa. Exerce também a função de coordenadora do curso de Português para Estrangeiros do IsF. Foi coordenadora da Área de Linguagens do BNI -INEP, assim como do programa Inglês sem Fronteiras, atualmente, Idioma sem Fronteiras e do Núcleo de Línguas (NucLi) UFOP. Atuou como membro da Comissão Permanente de Seleção para Intercâmbio cultural. Atualmente é presidente do Colegiado de Licenciatura em Letras Inglês. Compôs a diretoria da AMPPLIE.
____________________________________________________________________________________
Artur Costrino
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0588012518470971
E-mail: artur.costrino@ufop.edu.br
Possui bacharelado em latim pela FFLCH/USP (2007); bacharelado em português pela FFLCH/USP (2007); licenciatura em português pela FE/USP (2007); mestrado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (2011) e doutorado em Estudos Medievais pela University of York (2016), para o qual recebeu bolsa de doutorado pleno no exterior da CAPES. Cumpriu estágio de pós-doutoramento na universidade RWTH Aachen (2022). Foi professor de língua latina no Centro de Línguas da USP, professor de língua e literatura latina e língua portuguesa na Universidade Federal de Pelotas e professor de língua latina da pós-graduação na University of York. Atualmente é professor de Letras Clássicas e Literatura Brasileira do departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e do PosLetras da UFOP. É membro consultor da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e é também membro da International Society for the History of Rhetoric. É atualmente editor-eleito da seção de resenhas da revista 'Rhetorica': A Journal for the History of Rhetoric. Lidera o grupo de pesquisa CNPq "Práticas letradas do período carolíngio". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas e literaturas clássicas, mais especificamente retórica antiga, medieval e renascentista.
____________________________________________________________________________________
Bernardo Nascimento de Amorim
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2490265258335097
E-mail: bernardo.amorim@ufop.edu.br
Doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor dos cursos de Graduação em Letras e Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e pesquisador do Núcleo de Estudos Literários (NeL) da universidade, no âmbito do qual lidera o Grupo de Pesquisa sobre Poesia de Língua Portuguesa (GP-PLiPo). Também é pesquisador do Laboratório de Estudos Transdisciplinares em Cultura, Linguagem, Pensamento Pós-Colonial e Decolonialidade e associado à Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos (Afrolic). Integra os conselhos editoriais das revistas Nau Literária: Crítica e Teoria da Literatura em Língua Portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Caletroscópio, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Ufop. Como docente, procura dar lugar a modos de interação em que a partilha de informações e experiências enseje a reflexão, a crítica e a criatividade. Seus interesses de pesquisa incluem poesia de língua portuguesa, relações entre memória, literatura e cultura, pensamento pós-colonial e decolonial, poéticas da modernidade e literatura comparada. De suas publicações, destacam-se artigos e capítulos de livros sobre Conceição Lima, Fernando Pessoa, Hilda Hilst, José Craveirinha, Mário de Sá-Carneiro, Mário Cesariny, Paula Tavares e a poesia marginal brasileira.
___________________________________________________________________________________
Carolina Anglada de Rezende
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9840514144732855
E-mail: carolina.anglada@ufop.edu.br
Professora Adjunta de Literatura na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (POSLETRAS - UFOP). Doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFMG (2018). Mestre pela mesma universidade (2014). Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2012) e graduação em Letras - Português pela UFMG (2013). Atua principalmente nas seguintes áreas: poesia contemporânea; literaturas de língua portuguesa; relações entre literatura e filosofia e entre literatura e psicanálise.
___________________________________________________________________________________
Clézio Roberto Goncalves
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1258641327527676
E-mail: clezio.goncalves@ufop.edu.br
É Pró-reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2); Pós-doutor em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (PPGLinC/UFBA); Doutor em Linguística (Área de concentração: Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de Doutorado Sanduíche em Linguística, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP - Portugal); Mestre em Letras (área de concentração: Linguística) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Licenciado em Letras (Língua Portuguesa) e Bacharel em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Pós-graduando em Formação Docente para Educação à Distância pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER); Membro do Conselho Consultivo da Secretaria de Educação Básica do MEC; Membro efetivo da Câmara de Avaliação de Projetos Permanentes na área de Ciências Humanas, Sociais e Educação da FAPEMIG; Revisor de Língua Portuguesa do BNI - ENADE; Pesquisador no CNPq como membro fundador do Grupo de Pesquisas em Dialetologia e Geolinguística da FFLCH/USP, como Líder do Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística (GPDS-UFOP), como líder do Grupo de Estudos sobre linguagens, culturas e identidades (GELCI-UFOP), Coordenador Geral do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI-UFOP); Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD-UFOP); membro do Grupo de Pesquisa em História da Língua e Formação Urbana (HLinFU-UEM); membro do Grupo de Estudos do léxico e narrativas da Amazônia Legal (GELNAL-UFAC); sócio-efetivo da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação Portuguesa de Linguística (APL), do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) e do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFIL), membro da Associação Brasileira de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), membro efetivo do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação em Linguística e Literatura (ANPOLL), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atua, como Professor Associado III (Graduação e Pós-graduação), na área de Letras e Educação das Relações Étnico-raciais, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Sociolinguística, Linguística Aplicada, Ensino de Língua Portuguesa na UFOP. Foi Chefe do Departamento de Letras da UFOP (2012/2014), foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: estudos da linguagem (2013/2015), foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras: estudos da linguagem (Mestrado em Letras - 2015/2018); foi Presidente do Colegiado de Pós-Graduação em Letras: estudos da linguagem (Mestrado em Letras - 2015/2018); foi Coordenador do Curso de Especialização UNIAFRO: promoção da igualdade racial na escola (MEC/SECADI/UFOP); Presidente do Colegiado de Curso de Especialização UNIAFRO: promoção da igualdade racial na escola. Em seu curriculum os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Linguística Aplicada, Língua Portuguesa, Sociolinguística, Geolinguística, Ensino de Língua Portuguesa, Letramento Crítico Racial, Relações Étnico-raciais, Educação antirracista.
__________________________________________________________________________________
Dayse Garcia Miranda
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7368111824406050
E-mail: dayse.miranda@ufop.edu.br
Doutora em Estudos de Linguagens - CEFET/MG , Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Pós-Graduação em Educação Inclusiva pela FJP/MG. Psicologia - FCH/FUMEC. Professora do Departamento de Letras da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto. Lecionou , em curso da Graduação, na PUCMINAS. Lecionou , em curso de Graduação, na UEMG. Lecionou , em curso de Pós-Graduação, na Faculdade Pitágoras Atuou no Centro de Atendimento a Profissionais da Educação na área da Surdez- CAS/SEE-MG, com capacitação e formação de intérprete de Língua de Sinais. Atuou como Assessora de RH da Congregação dos Deficientes Auditivos de Beagá - CODABE. Atuou como intérprete de Língua de Sinais da REDE MINAS/ Secretaria do Estado da Cultura de MG e no Ensino Superior. É membro do Núcleo de Estudos de Libras, Surdez e Bilinguismo, NELiS, que conta com a participação atualmente de pesquisadores de outras universidades.Conhecimento na área da surdez sendo: Educação Especial , Inclusiva e Bilinguismo. Língua de Sinais ( proficiência). Português como L2. Avaliação , formação e capacitação de intérprete e tradutores do Par-linguístico Libras/Português. Sala de aula bilíngue. Alunos Surdos. Intérprete Educacional.
__________________________________________________________________________________
Eliane Mourão
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4398332825352508
E-mail: eliane.mourao@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras (UFMG), mestrado em Estudos Linguísticos (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), recém-doutorado na área de interseção entre Linguística e Teoria da Literatura (PUC Minas) e pós-doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG). Atualmente, é professora efetiva do Departamento de Letras (DELET) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos âmbitos dos estudos sobre o português brasileiro, o ensino de Língua Portuguesa, a prática de revisão de textos e as relações entre Linguística e Teoria Literária.
__________________________________________________________________________________
Eli Ribeiro Dos Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5547526116673712
E-mail: eli.santos@ufop.edu.br
Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Graduada pelo curso de Licenciatura em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Leitura e Produção de Texto (UFMG). Especialista em LIBRAS pela SOCIESC. Mestrado em Educação (UFOP). Atuação profissional na área de educação e ensino de Libras e Língua Portuguesa; Pesquisadora da LIBRAS, do ensino de LP como L2 para surdos e da Educação de Surdos, Educação Inclusiva e Especial, ensino de Libras como L1 e L2 e História da Educação.
__________________________________________________________________________________
Emílio Carlos Roscoe Maciel
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9910143426977882
E-mail: emilio.maciel@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pós-doutorado em Literatura Brasileira pela ''Sapienza" Universidade de Roma. É professor associado no Departamento de Letras da UFOP. Atua principalmente nas seguintes áreas: literatura comparada, teoria da literatura, teorias do romance, lírica moderna, cinema, desconstrução, música popular
__________________________________________________________________________________
Fábio César Montanheiro
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4324882082090347
E-mail: fabio.montanheiro@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras - Licenciatura em português e alemão (1994) e em português e francês (1995) - pela UNESP/FCL/Araraquara, Especialização em Cultura e Arte Barroca (2001) pela UFOP, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Filologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filologia, paleografia, edição de textos setecentistas e oitocentistas, campanologia e língua francesa.
__________________________________________________________________________________
Fernando Silvério de Lima
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5547417672168272
E-mail: fernando.lima@ufop.edu.br
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (UNESP/IBILCE) com estágio doutoral em estudos Vygotskianos pelo Laboratory of Comparative Human Cognition (LCHC) da University of California San Diego (UCSD). Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Estuda os processos de ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores em diálogo com a teoria histórico-cultural de L.S Vygotsky e da atividade de A.N. Leontiev. Seus trabalhos incluem temas como: Linguística Aplicada e vida cotidiana; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional em diferentes idades e contextos (infância, adolescência e vida adulta; Cultura e Ensino de Línguas (vivências); Pesquisa Narrativa; Interfaces entre Linguagem/Identidade/Cultura e construção de sentidos. É líder do Grupo de Pesquisa LAEHC - Linguística Aplicada e Estudos Histórico-Culturais
__________________________________________________________________________________
Giácomo Patrocínio Figueredo
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1942325530677015
E-mail: giacomo.figueredo@ufop.edu.br
Possui doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Sydney (2016). É professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Tipologia, Estudos Multilíngues, Estudos da Tradução, Teoria Sistêmico-Funcional, Descrição Linguística, Modelagem de Textos Multilíngues.
__________________________________________________________________________________
Ivanete Bernardino Soares
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0775321146555856
E-mail: iva.bsoares@ufop.edu.br
Professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (Licenciatura em Português/Literatura), mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, desenvolve pesquisas que contemplam a interface entre Educação e Lingua(gem), dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: análise do discurso literário, ensino de língua portuguesa e literatura na educação básica, formação de leitores, literatura infantil e juvenil, letramento literário, formação de professores de língua portuguesa e suas literaturas e políticas públicas de promoção da leitura.
__________________________________________________________________________________
Jesiel Soares Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9950733431765680
E-mail: jesiel.silva@ufop.edu.br
Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutor em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, com parte dos estudos na City University of New York (CUNY/The Graduate Center e Queens College), onde atuou como membro visitante do Neurolinguistics Laboratory do Speech-Language-Hearing Sciences Program. Mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras/inglês pela Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisas na área de Psicolinguística Experimental com o foco na instrumentação de medidas de proficiência linguística de bilíngues (português brasileiro/inglês e Espanhol/Inglês).
__________________________________________________________________________________
Jhuliane Evelyn da Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3758141059477625
E-mail: jhuliane.silva@ufop.edu.br
Professora Adjunta do Curso de Letras - Licenciatura em Língua Inglesa - da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná, na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem, com estágio sanduíche na Universidade de British Columbia, Canadá. Mestre pela UFCG pelo programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, linha de pesquisa Ensino de Línguas Estrangeiras. Graduada em Letras, com habilitação em Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas no Departamento de Letras Estrangeiras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participou do Programa Fulbright Language Teacher Assistant no ano 2015-2016 com bolsa Capes/Fulbright na Brown University, EUA. Atualmente participa dos Grupos Identidade e Leitura e Formação de Professores em Línguas Estrangeiras na UFPR, do GEFOPLE, da UEG, do Projeto Nacional de Letramentos na USP e é co-chair da Critical Internationalization Studies Network. Possui experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Letramentos críticos, Formação inicial e continuada de professores, Colaboração, Educação linguística crítica, Decolonialidade e Internacionalização do Ensino Superior.
__________________________________________________________________________________
Jorge França de Farias Júnior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6890139690004870
E-mail: jorge.farias@ufop.edu.br
É professor associado III e pesquisador DE da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Anteriormente, por ter sido aprovado em dois concursos públicos, atuou como docente e pesquisador na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e na Universidade Federal do Oeste Pará - UFOPA. É mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e graduado em Letras, com Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. No período entre 2006 e 2007, foi pesquisador visitante na University of California-Los Angeles / Department of Anthropology / CLIC - Center for Language, Interaction, and Culture, onde desenvolveu estudos e pesquisas relacionadas ao doutorado. Durante o ano de 2016, exerceu a função de Honorary Research Associate junto ao Royal Anthropological Institute, Department of Anthropology, University College London, onde desenvolveu seus estudos pós-doutorais. Integra o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (GELOPA), da UFOPA e o Grupo de Extensão "Além das Letras", da UFRPE. É parecerista da Revista Dialogia, da Universidade Nove de Julho, em São Paulo, e da Revista Interfaces, da UFRJ, no Rio de Janeiro. Tem ampla experiência de ensino, pesquisa e extensão na graduação e pós-graduação. Atua na área de Linguística, com ênfase nos estudos de linguagens considerados a partir de uma perspectiva antropológica / discursiva, considerando especificamente os campos da Linguística Antropológica; Sociolinguística; Semântica e Pragmática, Análise do Discurso e Linguística Aplicada. Tem interesse pelos seguintes temas: Performance; Cultura Popular; Etnografia; Ethos; Identidade; Referenciação; Novas Mídias no Ensino Aprendizagem e Política de Representação e do Discurso. Foi professor e pesquisador de material para cursos em EAD. Seus artigos se encontram publicados em revistas nacionais como D.E.L.T.A. - Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, Revista Dialogia, Revista Interfaces, Caderno de Qualificações e Revista Sínteses - Editora Unicamp e revistas internacionais como Studies in Latin American Popular Culture - University of Arizona, Text and Performance Quarterly - London NY: Routledge and Los Angeles Journal, USA.
__________________________________________________________________________________
José Luiz Vila Real Gonçalves
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3179844937185351
E-mail: zeluizvr@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras - Bacharelado em Tradução pela Universidade Federal de Ouro Preto (1991), graduação em Letras - Licenciatura em Português/Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Concluiu seu estágio pós-doutoral pelo POSLIN-UFMG EM 2011 . Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto e foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem de junho de 2013 até agosto de 2014. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Ensino de Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, estudos da tradução, competência do tradutor, teoria da relevância e desempenho experto em tradução.
__________________________________________________________________________________
Larissa Ceres Rodrigues Lagos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7250368485720922
E-mail: larissa.lagos@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras - Português/ Inglês pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2009), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2014), mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e doutorado no mesmo programa e instituição (2019). Faz parte do Núcleo de Estudos Irlandeses (UFSC), grupo de pesquisa "Estudos sobre Samuel Beckett" (USP) e do grupo de pesquisa "Estudos Joycianos no Brasil" (UFF). Foi professora do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Blumenau, Santa Catarina, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inflesa. Atualmente é professora junto ao DELET (Departamento de Letras) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
__________________________________________________________________________________
Leandra Batista Antunes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3741475963182420
E-mail: leandra@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pós-doutorado pela Université de Grenoble (2014). Tem desenvolvido pesquisas na área de prosódia estudando sua relação com as práticas discursivas, objetivando entender parte da construção do sentido na interação verbal. Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Ouro Preto, nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, atuando na graduação em Letras e na Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
__________________________________________________________________________________
Luiz Antônio dos Prazeres
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1840148993317983
E-mail: luiz.prazeres@ufop.edu.br
Luiz Antônio Prazeres é Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de Ouro Preto; Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais; e Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense, pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa, Atualmente é professor do curso de letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. Publicou 07 livros ou capítulos de livros; 03 trabalhos em anais de eventos; 07 resumos em anais de eventos; apresentou 28 trabalhos; possui 53 itens de produção técnica, orientou 76 estagiários em ensino de língua materna, orientou 03 trabalhos de especialização. Atualmente participa de 02 trabalhos de pesquisa, atua na área de ensino de língua materna na no nível superior e na formação de professores via cursos a distância , com ênfase em leitura e avaliação. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: educação, avaliação sistêmica nos níveis fundamental, médio, superior, concurso público, ensino de língua portuguesa, língua portuguesa para estrangeiros, vestibular, edição, preparação e revisão de textos, e ensino fundamental, coordenação de projetos de pesquisa em linguística aplicada, possui projeto de extensão: Biblioteca Benvinda, na divulgação de literatura e formação de leitores, na cidade de Ouro Preto, MG.
__________________________________________________________________________________
Maria Rita Drumond Viana
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5599396027783335
E-mail: m.rita.viana@ufop.edu.br
É professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (Delet/UFOP), tendo pedido redistribuição do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (DLLE/UFSC) em 2021. É membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Inglês (PPGI/UFSC), em Estudos da Tradução (PGET/UFSC) e em Letras (Posletras/UFOP). Realizou pós-doutorado na Universidade de Toronto com pesquisa sobre Virginia Woolf em 2019. Possui doutorado pela Universidade de São Paulo (DLM/USP), com período sanduíche na Universidade de Oxford (Wolfson College) sobre a correspondência do poeta irlandês W. B. Yeats. Possui mestrado (Poslit) e graduação em Letras pela UFMG. Atua principalmente nos seguintes temas: gêneros não-ficcionais e híbridos (life writing), estudos irlandeses, romantismo e modernismo ingleses, especialmente W. B. Yeats e Virginia Woolf, inclusive pensados a partir de sua tradução e edição. É vice-presidente da International Yeats Society e faz parte do conselho consultivo da Rede Latinoamericana de Cultura Gráfica (Red-CG). Integra também a diretoria da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e da Yeats Summer School em Sligo, na Irlanda. Faz parte da International Virginia Woolf Society, da Modernist Studies Association e da International Association for the Study of Irish Literature. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade PQ-2.
__________________________________________________________________________________
Mônica Fernanda Rodrigues Gama
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0866595560556787
E-mail: monica.gama@ufop.edu.br
Mônica Gama é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Letras pela mesma instituição. Participa desde 2003 do grupo de pesquisa Criação e Crítica. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Autorrepresentação e autobiografia, Arquivos e Manuscritos, Campo Literário. Estudou o acervo da Livraria José Olympio Editora como pesquisadora residente da Fundação Biblioteca Nacional . Atualmente, é professora de Teoria da Literatura e Literatura Brasileira no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem - Linha 1 Literatura, Memória e Cultura do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem.
__________________________________________________________________________________
Paulo Henrique Aguiar Mendes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0923024095351726
E-mail: paulo.mendes@ufop.edu.br
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e pós-doutorado(s) pela Université Paris XIII e pela PUC Minas. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, Pragmática e Análise do Discurso.
__________________________________________________________________________________
Rita Cristina Lima Lages
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4029982994030689
E-mail: rita.lages@ufop.edu.br
Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de de Línguas Estrangeiras Modernas, Formação Docente, Orientação de Estágio Curricular, Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares.
__________________________________________________________________________________
Rivânia Maria Trotta Sant'Ana
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0481101553559593
E-mail: rivaniatrotta@ufop.edu.br
Possui Graduação em Letras, Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Viçosa (1986), Mestrado em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). É Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, atuando, numa perspectiva enunciativa, principalmente na pesquisa e no ensino dos seguintes temas: produção e revisão de textos; autoria; letramento e identidade; pesquisa (auto)biográfica; língua e significação
__________________________________________________________________________________
Rodrigo Corrêa Martins Machado
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4333901046032167
E-mail: rodrigo.machado@ufop.edu.br
Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras por essa mesma instituição, doutor em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFOP. Os seus interesses de pesquisa se focalizam nas relações entre literatura e cultura, literatura e decolonialidade, ensinos de literaturas, literaturas de língua portuguesa, literatura LGBTQIA+.
__________________________________________________________________________________
Rómina de Mello Laranjeira
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3570922834075144
E-mail: romina.laranjeira@ufop.edu.br
Professora Adjunta do Departamento de Letras, onde atua nos cursos de Letras e de Pedagogia, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto-MG. Pós-doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP e doutora em Ciências da Educação, especializada em Literacias e Ensino do Português, pela Universidade do Minho (Portugal), com estágio doutoral no Institute of Education (Reino Unido). Licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade do Porto. Entre 2014 e 2017, foi professora convidada da Universidade do Minho, da Escola Superior de Educação do Porto, da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi membro da European Literacy Network de 2016 a 2019. Tem experiência em projetos de investigação nacionais e internacionais desenvolvidos em países europeus e sul-americanos financiados por agências de fomento em Portugal e pela Comissão Europeia. Seus interesses de pesquisa e extensão universitária centram-se na área de linguagem e educação; letramentos e ensino de língua portuguesa; e formação docente. Coordena o grupo de pesquisa "Letramentos e Educação Linguística da UFOP" (Ledufop) e colabora com o grupo "Escrita: ensino, práticas, representações e concepções", de Raquel Salek Fiad (UNICAMP). Atualmente, é editora-gerente, com Carolina Anglada de Rezende, da revista Caletroscópio e coordenadora do PIBID Letras Português e Letras Inglês.
__________________________________________________________________________________
Soélis Teixeira do Prado Mendes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9854827501610868
E-mail: soelis@ufop.edu.br
Professora de Linguística e Língua Portuguesa na graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora e mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG e licenciada em Letras, habilitação língua portuguesa e suas literaturas, pela mesma Universidade. Pós-doutorado pela UNESP-Câmpus de Araraquara (2022); Pesquisadora de Produtividade de CNPq 2. Desenvolve pesquisas nas áreas (i) Linguística Histórica, com interesse especial na História da Língua Portuguesa em Minas Gerais; (ii) Filologia Românica, paleografia e crítica textual; (iii) Ciência do Léxico: Onomástica (Toponímia); Lexicologia, Lexicografia e Fraseologia; (iv) Sociolinguística Histórica; (v) Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Coordena o Grupo de Pesquisa PHPB-MG (Para a História do Português Brasileiro em Minas Gerais). No período de 2020 a 2022, coordenou a Comissão de Linguística Histórica da ABRALIN.
__________________________________________________________________________________
Vanderlice dos Santos Andrade Sól
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8555586414694376
E-mail: vanderlice.sol@ufop.edu.br
Pós-doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais/University of California, Santa Barbara, doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora na área de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto e atua, também no Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem - POSLETRAS. Atualmente, é Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura na UFOP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira - Inglês, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: formação de professores, educação continuada, análise de discurso e práticas identitárias.
__________________________________________________________________________________
Victor Luiz da Rosa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3718512161523395
E-mail: victor.rosa@ufop.edu.br
Professor adjunto de literatura brasileira no curso de graduação em Letras e no programa de pós-graduação em Letras: Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Literários (NEL) da mesma instituição. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) com tese sobre a ficção de Machado de Assis. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2016-2017), com bolsa CNPq, e na Universidade Estadual Paulista (2017-2019), por meio do programa PNPD/Capes. Organizou os livros "Congresso de literatura: quatro ensaios sobre César Aira" (Zazie, 2019) e "Natureza: a arte de plantar" (Cepe, 2021), com textos ecológicos do poeta Leonardo Fróes. Tem interesse em literatura brasileira moderna e contemporânea. E-mail: victor.rosa@ufop.edu.br.
__________________________________________________________________________________
Viviane Raposo Pimenta
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7362858178280764
E-mail: viviane.pimenta@ufop.edu.br
Possui doutorado em Letras, tendo realizado PDSE no CRAPEL/ATILF da Université de Lorraine - Nancy - França, bolsista CAPES do projeto CAPES/COFECUB; mestrado em Estudos Linguísticos; graduação em Letras, Direito e Pedagogia. Atualmente é professora adjunta do DELET - UFOP (Línguas Estrangeiras Modernas - Inglês), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordenadora Pedagógica Geral do Núcleo de Línguas (NucLi) - DRI - UFOP - vinculado à Rede Andifes IsF e coordenadora do Programa Institucional Centro de Línguas e Culturas - UFOP. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Letramentos e Profissionalização do Professor GELP - UFOP. Pesquisadora e Coordenadora do LALIN - Laboratório de Linguagens: Pesquisa e Extensão em Ensino e Aprendizagem - UFOP, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagem, Letramento e Formação (NELLF - PUC Minas). Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Linguística, Educação e Direito, com ênfase em: formação de professores de línguas inglesa e portuguesa; Linguagem como trabalho; métier docente; gêneros do discurso profissional docente; (multi)letramentos; ensino e aprendizagem de línguas; autonomia docente/discente; escrita acadêmico-científica; didática da escrita acadêmica e profissional; leitura e produção de textos; formação do profissional docente, e Educação em Direitos Humanos-Fundamentais: meio ambiente e sustentabilidade.
__________________________________________________________________________________
DOCENTES SUBSTITUTOS(AS)
Adilson Antônio Barbosa Júnior
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4358003023401115
E-mail: adilson.junior@ufop.edu.br
Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1997) e em Letras pela UFMG (2013). É mestre em Estudos Literários - área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada - pela Faculdade de Letras da UFMG. É doutor em Letras, Estudos Literários - área de concentração Teoria da Literatura e Literatura Comparada - pela Faculdade de Letras da UFMG.
____________________________________________________________________________________
Alice Vieira Barros
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5331979680879416
E-mail: alice.vieirabotelho@ufop.edu.br
Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Faculdade de Letras da UFMG (2023). Mestra em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Faculdade de Letras da UFMG (2018). Graduada em Letras - Estudos Literários (2015). Principais temas de interesse: Poesia Moderna; Século XIX; Byronismo; Autoimagem do Poeta; Autoimagem da Poetisa; Poesia Brasileira; Poesia Russa; relações entre poesia brasileira e poesia russa.
____________________________________________________________________________________
Fernanda Santana Gomes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4274673786270489
E-mail: fernanda.santana.gomes@ufop.edu.br
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. Possui Graduação em Letras: Bacharelado em Estudos Linguísticos (UFMG), Graduação em Letras: Licenciatura em Língua Portuguesa e Literatura (UFMG) e Graduação em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais: Licenciatura e Supervisão/Coordenação Pedagógica (PUC Minas); Especialização em Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia preventiva (PUC Minas) e Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas). Atualmente, é professora do Curso de pós-graduação lato sensu "Revisão de Textos" da PUC Minas. Tem quatorze anos de experiência na docência com a Língua Inglesa para os Ensinos Médio e Fundamental e para a Educação Infantil. Nesse período, também lecionou Artes para o Ensino Fundamental. A sua atuação com a Língua Portuguesa foi direcionada à capacitação/ao desenvolvimento de alunos que almejavam a entrada em universidades e, hoje, trabalha com a sua língua materna ministrando aulas e por meio de análise e revisão de artigos, dissertações e teses. Foi coordenadora da Equipe de Análise Pedagógica da PUC Minas Virtual, exercendo, também, a função de especialista em Educação a Distância, tendo como foco de trabalho a capacitação docente e o gerenciamento de itens - processos de planejamento, elaboração, estruturação, análise, revisão e avaliação de itens e conteúdos didáticos. Pesquisa na área de Linguística, nos campos da Análise do Discurso e da Linguística Aplicada, a respeito dos seguintes temas: letramentos acadêmico, científico, digital e midiático, gêneros discursivos, escrita acadêmica, tecnologia digital, desinformação, formação e identidade docente, processos de leitura e escrita, neurolinguística, cognição, linguagem e aprendizagem.
____________________________________________________________________________________
Letícia Santana Gomes
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1164316347490997
E-mail: leticiasantanag@gmail.com
Doutora e Mestra em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde também se bacharelou em Letras (Tecnologias de Edição) como editora de livros e revisora de textos. Foi pesquisadora de Doutorado Sanduíche na Université Sorbonne Paris Nord. É também licenciada em Letras - Língua Portuguesa e com formação em Design Editorial. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, principalmente narrativas de vida, em uma perspectiva contra-hegemônica e decolonial; Processos editoriais (impressos e audiovisuais) e estudos sobre profissionais da edição, com destaque às mulheres-editoras-independentes. É integrante do grupo de pesquisas Narrar-se e da Coletiva Virgínia, que reúne mulheres profissionais do mercado editorial brasileiro. É organizadora da obra "Edição, livros e leitura no cinema: um olhar editorial sobre a tela grande" (Editora Contafios). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Atualmente, é professora no curso de Pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos da PUC Minas e professora substituta na Universidade Federal de Ouro Preto.
____________________________________________________________________________________
Túlio Pereira Bastos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8696344965017787
E-mail: tulio.bastos@aluno.ufop.edu.br
Atualmente sou professor Substituto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Ministro disciplinas ligadas à formação do profissional de Letras, especialmente licenciandos em Língua Inglesa. Sou graduado em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa pela UFOP (2018). Durante minha graduação tive a chance de participar do PIBID (2013 - 2015), onde pude desenvolver práticas docentes com base em metodologias ativas de ensino. Além disso, desenvolvi uma pesquisa de Iniciação Cientítica (PIVIC - 2017 - 2018) com foco na tragédia Salomé, do escritor irlandês Oscar Wilde. Possuo mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pelo PósLetras da UFOP (2023) com foco na Tradução e Memória do tradutor Paulo Barreto (João do Rio). Hoje, sou Licenciando em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Tenho interesses que variam entre Educação, Literatura, Tradução e Linguística Aplicada.