Nota 5 no MEC
O primeiro Curso de Letras da UFOP foi instituído por meio da Resolução nº. 017, de 18 de abril de 1980, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. O Curso é circunscrito ao Departamento de Letras (DELET), que é incorporado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), localizado no campus da cidade de Mariana, Minas Gerais. A partir do Parecer n.º 774, de 06 de novembro de 1986, do então Conselho Federal de Educação, o Curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Portaria nº. 134, de 09 de março de 1987.
Com as várias mudanças e ajustes na legislação nas duas últimas décadas, envolvendo não só as Licenciaturas, mas também os Bacharelados, em diversas áreas de formação, o Colegiado do Curso iniciou novas discussões e propostas de reformulação curricular a partir dos anos 2005 e 2006. Nesse aspecto, o Projeto então apresentado também se justificava pela necessidade de adequação curricular do então Curso de Letras: Bacharelado da UFOP às exigências da Resolução CNE/CES 18, de 13/03/2002, que contém a orientação geral para a elaboração do projeto pedagógico, e das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, objeto do Parecer CNE/CES 492, de 03/04/2001, e respectiva retificação, contida no Parecer CNE/CES 1.363, de 12/12/2001. A reflexão para a organização e adequação curricular do Curso de Letras Tradução da UFOP também levou em conta os aspectos de flexibilização contidos no Parecer CNE 583/2001, de 04/04/2001.
Para atender às exigências do Parecer CNE/CES 223/2006, outra mudança significativa na legislação, ponto ressaltado durante a última visita de técnicos do MEC ao Curso de Letras, um novo Projeto Pedagógico, aprovado em 2019, visou regularizar a situação da Habilitação em Tradução, atualizando-a para o formato de Curso, com Projeto Pedagógico autônomo. Assim, para atender às exigências de ordem normativa, criamos, então, o Curso de Letras Tradução, grau Bacharelado em Letras Tradução, atualmente vigente.
Há que se ressaltar que o atual Curso Letras Tradução, com suas reformulações e ajustes ao longo de sua existência, é remanescente do primeiro Curso de Letras, implantado na UFOP em 1980. Tem, assim, uma longa e importante tradição no histórico do Departamento e da UFOP, atraindo candidatos de diferentes regiões do país e formando tradutores e pesquisadores, que têm projetado o nome da Instituição nos contextos acadêmico e profissional do país.
Portanto, a formação que o Curso propicia se alicerça nos conhecimentos da Ciência da Linguagem e dos Estudos da Tradução. Estuda-se a natureza e a constituição dos textos e suas interrelações e implicações para os fenômenos tradutórios; analisam-se suas manifestações na fala, na escrita e, mais especificamente, nos processos e nos produtos tradutórios, promovendo a formação cultural, humanística e profissionalizante necessária para que os graduandos se tornem competentes leitores, produtores de textos e tradutores no par linguístico inglês-português, a partir de abordagens abrangentes, que desenvolvam a compreensão da tradução como fenômeno complexo de interação linguística, cultural e humana, essencial ao desenvolvimento da ciência, do indivíduo em sociedade, da cultura, da arte e dos povos.
Modalidade: | Bacharelado |
Tempo de integralização: | 8 períodos |
Vagas semestrais: | 07 |
Turno de ingresso: | Matutino no primeiro semestre e noturno no segundo semestre |
Campus: | Mariana/MG |