História Bacharelado COHIS-BAC

Colegiado do curso de Bacharelado em História

O Departamento de História (Dehis) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criado em 1980, logo após o estabelecimento do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), em Mariana. Em busca da consolidação de uma graduação de excelência, o curso tem como objetivo formar profissionais capacitados não apenas para compreender a História, mas também aptos a produzi-la.

Desde a primeira fase de implantação do curso, núcleos e centros de pesquisa surgiram com o objetivo de formar historiadores capazes de atuar em ensino e pesquisa e nas muitas interfaces entre elas.

A matriz curricular está estruturada em duas fases. Nos dois primeiros anos, o aluno passa por uma maior concentração de disciplinas obrigatórias, nas quais lhe serão oferecidos uma formação básica nos principais e mais atuais debates historiográficos, além do contato com os métodos e técnicas do trabalho do historiador. Na segunda metade do curso, o aluno prossegue com uma carga maior de eletivas, para que possa se aprofundar e direcionar sua formação como melhor lhe aprouver. Na modalidade Licenciatura, o aluno encontra também disciplinas específicas para o ensino-aprendizagem e estágios. Na modalidade Bacharelado, a ênfase em pesquisa cresce ainda mais e um Trabalho de Conclusão é exigido ao final da graduação.

Com 30 anos de tradição na formação de historiadores, o curso possibilita o contato do aluno com atividades de ensino e pesquisa logo no início de sua formação. O curso conta com uma infra-estrutura privilegiada: um arquivo histórico no ICHS, três revistas (inclusive uma exclusiva de alunos), núcleos de pesquisa, estágios, biblioteca em expansão e o privilégio de estar em uma cidade que é referência mundial em patrimônio tombado.

Áreas de atuação

O profissional de História encontra hoje um mercado de trabalho cada vez mais aberto e consolidado para sua formação. Se até algumas décadas atrás o historiador com diploma de Licenciatura atuava majoritariamente como professor do ensino fundamental, médio e, em alguns casos, superior, a situação se alterou. Além da sala de aula, os conhecimentos de um historiador são requisitados em trabalhos de pesquisa e consultoria, organização de acervos em arquivos, bibliotecas e museus (públicos ou privados), organização de exposições históricas e eventos, redação de revistas e periódicos de grande circulação, entre outras muitas atividades.

Modalidade Bacharelado e Licenciatura
Duração 8 Semestres
Vagas 50
Truno Diurno e Noturno
Campus Mariana / MG
Matriz Curricular Download PDF