Letras Português

     O Curso de Letras-Português da UFOP tem origem em uma reformulação do Curso de Letras dessa Universidade, instituído por meio da Resolução CEPE nº. 17, de 18 de abril de1980, é oferecido pelo Departamento de Letras (DELET) da UFOP, situado no Institutode Ciências Humanas e Sociais (ICHS), o qual, por sua vez, se localiza em campus da cidade de Mariana, em Minas Gerais. Os princípios que nortearam a implantação do Curso de Letras foram estabelecidos de forma a não apenas atender a legislação em vigor, como também a viabilizar a oferta de duas modalidades de graduação, a licenciatura e o bacharelado. Levou-se em conta a região onde se localiza a UFOP, que é conhecida internacionalmente como berço de tradições e centro da cultura mineira, irradiador de conhecimento e de apreço pelas Letras e pelas Artes.

     Originalmente, o Curso de Letras da UFOP oferecia duas habilitações, Licenciaturaem Português e Inglês e Bacharelado em Tradução, e a cada semestre ele recebia 30 alunos,alternando-se o ingresso entre os turnos matutino e noturno. Com relação ao número de vagas,com o passar do tempo e o crescimento da demanda, o Curso de Letras ampliou a sua oferta,obedecendo às diretrizes explicitadas pela política educacional interna da UFOP. No ano de1998, houve um aumento para 40 vagas por edição do concurso Vestibular, mantendo-se a alternância dos turnos para o ingresso. No ano de 2007, com a manifestação de interessedo Departamento de Letras (DELET) em aderir ao Programa REUNI, proposto pelo MEC para a expansão dos cursos de graduação das universidades federais, houve um aumento de 25% no número de vagas do Vestibular, chegando-se, a partir do segundo semestre letivo de 2008, a  50 vagas semestrais.

     Quanto às habilitações, a partir de 1993, o Curso passou a oferecer cinco: Licenciaturaem Língua Portuguesa, Licenciatura em Língua Inglesa, Bacharelado emTradução,Bacharelado em Estudos Literários e Bacharelado em Estudos Linguísticos. Posteriormente,verificou-se a necessidade de promover uma adequação ao entendimento do ConselhoNacional de Educação a respeito da necessidade de preservar as especificidades dos cursos debacharelado e de licenciatura, de modo que cada um dos graus fosse associado a um projeto pedagógico distinto, em curso com terminalidade e integralidade próprias e com registro próprio no sistema e-MEC. Assim, dividiu-se o Curso de Letras em dois cursos distintos, e oCurso de Letras-Licenciatura passou a ter existência autônoma, contando com duas habilitações, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Todos esses alunos iniciavam o Curso de Letras-Licenciatura matriculando-se na habilitação em Língua Portuguesa e podiam realizar depois uma reopção, vindo a cursar a habilitação em Língua Inglesa, se assim desejassem.

     O ingresso obrigatório na habilitação em Língua Portuguesa implicou, todavia, um grave problema. Como o Curso estava registrado no sistema e-MEC como um curso de formação de professores de Letras-Português, os alunos da habilitação em Língua Inglesa não tinham como fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) correspondente à sua habilitação. Desse modo, eles não participavam adequadamente dessa avaliação, o que inviabilizava uma correta percepção do Curso no âmbito doSistemaNacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Além disso, a oferta de duas habilitações gerou uma irregularidade em relação à carga horária do Curso, que era compatível com a oferta de apenas uma. Com o objetivo de corrigir esses problemas, além de conferir o devido valor ao trabalho de professores e alunos envolvidos coma habilitaçãoemLíngua Inglesa, os docentes do Departamento de Letras da UFOP decidiram criar dois novos cursos, o de Letras-Português e o de Letras-Inglês, ambos com projetos pedagógicos próprios,terminalidade e integralidade próprias.

      Na implantação do Curso de Letras-Português, adotaram-se os mesmos princípiosquenortearam a criação do Curso de Letras, acrescentando-se a eles a atenção às especificidadesda profissionalidade docente e a adequação aos tempos atuais, considerando-se as exigênciasdo Parecer CNE/CES n o 492/2001 e da Resolução CNE/CES n o 18/2002, que estabelecem asDiretrizes Curriculares para os cursos de Letras, e da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que tratada formação inicial e continuada de professores. Além de focalizar o estudo da natureza da linguagem e da literatura, analisando-se suas manifestações na fala e na escrita, em diversos meios e suportes, o Curso de Letras-Português tem o objetivo precípuo de formar professoresde Língua Portuguesa para atuar na Educação Básica que sejam conscientes de sua pertinênciae relevância social, bem como dos desafios próprios ao universo desse nível de ensino no Brasil, de modo geral, e na região que abrange Ouro Preto e Mariana, em particular. Em termos de sua inserção regional, o Curso deve não apenas explorar o fato de a região ser berço de tradições e centro da cultura mineira, mas também desenvolver projetos compartilhados,assentados no princípio da cooperação entre a universidade e a comunidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos índices de qualidade da educação local.

Modalidade:  Licenciatura
Tempo de integralização: 9 períodos
Vagas semestrais: 30
Turno de ingresso: Matutino no primeiro semestre e noturno no segundo semestre
Campus: Mariana/MG