Departamento de Letras - DELET

O Departamento de Letras da UFOP foi criado em 1980, quando o Curso de Letras começou a ser ofertado nas modalidades de Licenciatura em Língua Inglesa, Licenciatura em Língua Portuguesa e Bacharelado em Tradução. Desde então, tem procurado realizar um trabalho de excelência na formação de professores e de bacharéis para atuação na área de Letras.
Atualmente o Departamento de Letras oferece cinco modalidades de curso: Licenciatura em Língua Inglesa, Licenciatura em Língua Portuguesa, Bacharelado em Estudos Linguísticos, Bacharelado em Estudos Literários e Bacharelado em Tradução. Além da graduação, desde 2010 o Departamento tem atuado também na Pós-Graduação, com o curso de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem.
Em conjunto com as atividades de ensino, os docentes e discentes do Departamento têm atuado também em atividades de pesquisa, organizada em grupos e núcleos de pesquisa que fortalecem a formação de graduandos e de pós-graduandos, bem como favorecem a constante atualização e capacitação de docentes.
Acrescente-se, ainda, a realização de diversas atividades de extensão por membros do Departamento, concentradas principalmente em torno do ensino de Línguas Estrangeiras Modernas, de Português para Estrangeiros e de capacitação de professores em diversas áreas, como ensino de Língua Portuguesa, ensino de Língua Inglesa e trabalho com LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).