Professora do ICHS participa do Internationalization in Higher Education Seminar como convidada da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e traz contribuições para o processo de internacionalização da UFOP

Março 8, 2024
viviane

50 professores de Instituições de Ensino Superior foram selecionados pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil para o Internationalization in Higher Education Seminar, realizado em comemoração aos 200 anos de parceria entre Brasil e Estados Unidos da América. O evento foi promovido pela Embaixada dos Estados Unidos, em São Paulo, entre os dias 28/02 e 02/03/24. Entre esses docentes, estavam duas professoras da UFOP: Viviane Pimenta, do Delet e do Posletras (ICHS), e Katiane de Oliveira Pinto Coelho Nogueira, do Decbi e do Biotec (ICEB).

Segundo esclareceu a professora Viviane, no seminário, elas puderam discutir sobre o processo de internacionalização nas IES e a implementação do English as a Means of Instruction (EMI) na Graduação e Pós-Graduação: “Tivemos discussões em grupos com professores de todas as áreas do conhecimento, falamos sobre como está o processo de implementação do EMI na UFOP, trocamos experiências, discutimos possibilidades para o fortalecimento dessas ações e de parcerias entre as IES, incluímos um módulo sobre o métier do professor do ensino superior para os próximos cursos.”

A Professora conta também que ela e a colega voltaram com muitas expectativas e encaminhamentos, com o objetivo de contribuir para o processo de internacionalização na UFOP: “Fizemos uma proposta de oferta de um curso EMI para os nossos colegas professores e encaminhamos para a PROPPI. Assim que for aprovada, teremos a oferta no âmbito da UFOP. Também vamos tentar ofertar alguns cursos em parceria com colegas de outras IES que estavam no seminário. Além disso, vamos investir na criação de uma associação de professores de EMI no Brasil. 

Pimenta definiu o evento como muito produtivo e capaz de apontar estratégias, parcerias, possibilidades e oferecer apoio por meio do Regional English Language Office in Brazil (RELO) para o fortalecimento do processo educativo em língua inglesa nas mais variadas áreas do conhecimento.