Departamento de História divulga novas atividades remotas na quarentena. Venha Participar!

Abril 25, 2020
Novas atividades de quarentena DEHIS

O Departamento de História está divulgando grupos de estudos extracurriculares abertos aos estudantes do curso sobre diversas temáticas. Participe!!

Atividades remotas do Departamento de História na Quarentena:

1) Grupo de Estudos Historicidades Democráticas e Popularizações da História (Porfs. Marcelo Abreu, Mateus Pereira e Doutorando Guilherme Bianchi)
Pensaremos as condições nas quais os revisionismos e negacionismos se valem dos meios de popularização da história - especialmente as plataformas digitais e linguagens audiovisuais.
Para participar: email para orientacaoufop@gmail.com

2) Arquivo Aberto (Profs Anny Torres e Isabela Valente)
Encontros semanais com bolsista e voluntários da Proex discutindo Educação Patrimonial e experiências de atividades de ação educativa em museus e arquivos (segundas às 14:00).
Para participar: email para anny.silveira@ufop.edu.br

3) Arquivo e Tratamento Documental (Profs. Anny Torres, Mauro Castro Jr e Ioná Bonfim)
Encontros semanais com bolsistas e voluntários do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana discutindo teoria arquivística, história camarária, mais worksop de leitura paleográfica dirigido aos estudantes voluntários (sextas às 14:00).
Para participar: email para anny.silveira@ufop.edu.br

4) História e historiografia da saúde e das doenças (Prof. Anny Torres)
Encontros semanais para discussão de textos, comentários de obras cinematográficas e literárias  focalizando conceitos e experiencias relacionados à saúde, à doença e ao adoecimento. (quintas às14:00).
Para participar: email para anny.silveira@ufop.edu.br

5) Grupo de Estudos - História em tempos de crise (Professor Sérgio da Mata)
Encontros semanais através do Google Meet. (terças-feiras, das 14:00 às 15:30).
Para participar: enviar e-mail para sdmata@ufop.edu.br

6) Grupo de Estudos em História das Américas:  Os usos de Ariel, Caliban e Próspero na História (Profs Mateus Fávaro Reis e Luiz Estevam de Oliveira Fernandes)
Leremos A Tempestade de Shakespeare  e pensaremos sua fortuna crítica no clássico ensaio Ariel, de Rodó (1900). Em seguida, analisaremos textos de intelectuais que partiram da tradição arielista para pensar as relações entre os EUA e o restante do continente.
Para participar: email para leof79@gmail.com.

7) Cineclube Voilà Idade Média, cinema e Outras Coisinhas mais (Prof. Bruno Tadeu Sales)
Análise da produção cinematográfica recente sobre o período medieval.
Para participar: email para bruno.salles@ufop.edu.br

8) Grupo de Estudos 40tena Histórica (Prof. Andre Freixo)
Trocaremos inquietações, leituras, textos, dúvidas, referências, comentaremos filmes e documentários sobre esses três eixos: 1) Ética e Historiografia, 2) História do Brasil Republicano e 3) História Pública.
Para Partcipar: email para andre.freixo@ufop.edu.br
Facebook: https://www.facebook.com/groups/1312903415581284/