Chamada de Trabalhos para o XIII Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética

Junho 30, 2017

Está aberta a chamada para o XIII Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, que se realizará em Ouro Preto, entre 18 e 20 de outubro de 2017. Para mais informações e inscrições de resumos, acesse: https://congressoapcg2017.wordpress.com/.

O tema do evento deste ano é um convite para pensarmos os modos de circulação dos processos de criação. Do papel da Instituição que guarda os manuscritos aos caminhos entre diferentes suportes; da máquina de escrever à editora; dos prêmios literários às traduções; dos esboços à galeria; da ideia na cabeça à Lei Rouanet; da primeira versão ao comentário no blog; das entrevistas às festas literárias; da conversa descontraída no bar à escrivaninha ou ateliê; da biblioteca às cartas; do ateliê às exposições; dos acervos particulares aos arquivos públicos; dos arquivistas e conservadores ao crítico genético, entre outras formas sedimentadas e contemporâneas de pensar a forma em que os documentos de processo circulam.
 
O evento propõe a abordagem do aspecto da circulação de documentos em três direções complementares:
1. Os lugares da circulação (arquivos, bibliotecas, editoras, galerias, concursos, blogs, meios de comunicação, etc.)
2. As formas da circulação (a correspondência, marginália, fichário, redes sociais, blogs, meios impressos, etc.)
3. As repercussões (qual a importância da circulação para as obras? A obra pode ser pensada fora de sua circulação? A circulação vem antes ou depois da obra?)
 

Está aberta a chamada para comunicações que dialoguem de forma ampla com os temas acima. Diferentemente de edições anteriores, as comunicações não estarão vinculadas a simpósios específicos, para a maior circulação das nossas pesquisas.